Portal Eng Solar

Prysmian fornece mais de 11 mil km de cabos para Complexo Solar de Janaúba

Grupo já entregou mais de 50 mil quilômetros de cabos elétricos de média e baixa tensão para projetos de energia renovável desde 2020

O Grupo Prysmian forneceu mais de 11 mil km de cabos para a construção do Complexo Solar de Janaúba no norte de Minas Gerais. O escopo de fornecimento envolveu tanto cabos de energia quanto de telecomunicações. Foram utilizados cabos de média e baixa tensão para conexão dos painéis, além de cabos ópticos para transmissão de dados e monitoramento.

Inaugurado no início de julho após R$ 4 bilhões em investimentos, o complexo formado por 20 parques solares já nasce como o maior em operação no Brasil e um dos maiores da América Latina. Para se ter uma ideia da magnitude desse projeto, os 2,2 milhões de módulos solares ocupam uma área superior a 3 mil hectares, o que é equivalente a 4,3 mil campos de futebol.

Leia mais: Minas inaugura maior parque de energia solar do Brasil, em Janaúba, no Norte do Estado

Segundo a Elera Renováveis, responsável pelo empreendimento, a usina tem capacidade instalada de 1,2 GWp, energia suficiente para abastecer 1,8 milhão de residenciais. Foram gerados cerca de 11 mil empregos, diretos e indiretos, durante a fase de construção, sendo que 70% eram da própria região. Estima-se, também, que a operação de Janaúba reduzirá a emissão de 4,3 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

Além de Janaúba, recentemente, a empresa também forneceu cabos para os principais projetos de energia renovável no Brasil, como as usinas de energia solar São Gonçalo (Enel Green Power), Futura (Focus Energia), Sol do Cerrado (Vale) e as eólicas Lagoa dos Ventos (Enel Green Power), Oitis (Neoenergia) e Ventos de São Vitor (Essentia Energia).

“Além de desenvolver produtos cada vez mais sustentáveis e buscar a descarbonização da nossa cadeia de valor, o Grupo Prysmian está totalmente comprometido em ser um facilitador da transição energética. Ser capaz de atender localmente projetos gigantescos como esse de Janaúba, sem recorrer a importações ou homologações no exterior, é uma pequena amostra desse comprometimento”, afirmou a líder da unidade de negócios industriais do Grupo Prysmian, Sabrina Escabora.

“Já fornecemos mais de 50 mil km de cabos de média e baixa tensão somente para projetos de energia renovável desde 2020, mas sabemos que essa quantia será ainda maior à medida que novos empreendimentos surgem”, completou a executiva.

Fonte: Canal Solar

Rolar para cima