O Brasil acaba de registrar a instalação de mais de 124 mil novos sistemas de energia solar em telhados nos últimos 60 dias, sendo que 80% foram provenientes de projetos implantados nas residências.
O volume de projetos fotovoltaicos que entraram em operação nos telhados, fachadas e pequenos terrenos de residências e empresas superou a marca de 1,1 gigawatt entre novembro e dezembro de 2022, segundo apuração feita pelo Portal Solar.
O montante instalado representa um crescimento 9% em relação a todo o acumulado de telhados solares atualmente em operação no País (hoje, com cerca de 1,5 milhão).
O motivo para este crescimento é a corrida dos consumidores para garantirem a isenção de cobranças pelo uso da rede elétrica previstas no marco legal da geração própria de energia renovável (Lei 14300/2022).
Daqui para frente, mesmo com as cobranças gradativas, a energia solar seguirá bastante vantajosa aos consumidores, já que o preço da tecnologia vem caindo de forma constante no mercado internacional e as linhas de financiamento são bastante atrativas.