Portal Eng. Solar

Investigação em Geofísica

Resistividade Elétrica

Geofísica em Obras Solares

Combinado a outros estudos que compõe o dimensionamento de um empreendimento da construção civil os estudos geofísicos são indispensáveis à interpretação das características do meio onde será instalado o empreendimento.

Transportando a geofísica para as obras de usinas fotovoltaicas

Diversos métodos de estudo geofísico podem ser utilizados dentro da construção de uma Usina Fotovoltaica, porém o mais solicitado é o levantamento das características do solo no que diz respeito a condutibilidade elétrica do solo, que norteia a compreensão sobre a corrosão e resistividade elétrica.

Corrosão de perfis metálicos, (a ação natural do processo de oxidação)

A resistividade elétrica possibilita entender o potencial corrosivo de um determinado tipo de solo, com isso o dimensionamento para métodos de desaceleração ou mitigação dos efeitos corrosivos à estrutura podem ser mensurados com base em resultados acerca do método da Resistividade Elétrica.

Condutividade
(características resistivas)

A capacidade natural do solo em resistir a passagem de uma corrente elétrica é determinante para o dimensionamento da malha de aterramento elétrico.

A aplicação do método geofísico possibilita dimensionar a densidade da malha de aterramento, uma vez entendido que solos com capacidade resistiva elevada necessitam de mais pontos de aterramento e solos com capacidade resistiva menor tendem a uma malha de aterramento menos densa.

A resistividade elétrica aplicada a construção de UFV’s propõe um melhor direcionamento proporcional à resposta natural do solo, tornando mais assertivo a distribuição de pontos de aterramento bem como a percepção de níveis de proteção ante oxidante para estruturas metálicas tendo como exemplo as estacas/hincas que sustentam o seguimento de Tracker que em sua maioria são fixadas em solo natural.

A resistividade elétrica aplicada a construção de UFV’s propõe um melhor direcionamento proporcional à resposta natural do solo, tornando mais assertivo a distribuição de pontos de aterramento bem como a percepção de níveis de proteção ante oxidante para estruturas metálicas tendo como exemplo as estacas/hincas que sustentam o seguimento de Tracker que em sua maioria são fixadas em solo natural.

 

Resistivo
=
Menor corrosão
_________________________________
Maior malha de aterramento

 

Pouco resistivo
=
Maior corrosão
_________________________________
Menor Malha de aterramento. 

A PORTAL ENG. SOLAR oferece soluções de investigação em geofísica, prospectando propriedades e contrastes dos corpos subjacentes à superfície.

Possuímos equipamentos modernos e inovação tecnológica em diagnóstico e imageamento, garantindo agilidade e eficiência em estudos geológicos, geotécnicos, ambientais e hidrológicos.

Geo

Experiência e Tecnologia

Rapidez e eficiência com uso de tecnologia de ponta e profissionais especializados.

Resultados de excelência

Tenha o melhor custo benefício e o menor prazo de execução na investigação geofísica

Obra limpa e sustentável

Sem resíduos de escavação e nem sobras excessivas de concreto e aço.

Saiba Mais

Como funciona o processo de Investigação Geofísica?

A investigação geofísica é uma técnica utilizada para estudar as propriedades físicas do subsolo de uma determinada área. Essa metodologia envolve o uso de equipamentos e métodos geofísicos para obter informações sobre as camadas e estruturas presentes no solo, sem a necessidade de escavações ou perfurações.

Investigação em Geofísica

Principais Aplicações

As principais aplicações dos serviços de investigação em geofísica da PORTAL ENG. SOLAR:

Existem diferentes métodos geofísicos utilizados na investigação do subsolo, sendo os mais comuns a sísmica, a eletrorresistividade, o radar de penetração no solo e a magnetometria. Cada método fornece informações específicas sobre as características geológicas do terreno, permitindo uma compreensão mais precisa da composição e estrutura das camadas subsuperficiais.

Fonte: E3ambiental
Fonte: ambiente.sp.gov.br

A investigação geofísica desempenha um papel fundamental em diversas áreas, como na exploração mineral, na construção civil, no estudo de aquíferos e na análise de riscos geotécnicos. Ao fornecer informações detalhadas sobre as características do subsolo, essa metodologia contribui para a tomada de decisões mais embasadas e auxilia no planejamento e execução de projetos com maior eficiência e segurança.

Quer saber mais sobre Investigação Geofísica?

Para qualquer informação, dúvida ou comentário, envie uma mensagem e entraremos em contato

Entrar em contato

Av. Dep. Esteves Rodrigues, 496 – João Gordo,
Montes Claros/MG, CEP: 39400-616