Investigação em Geofísica
Resistividade Elétrica
Geofísica em Obras Solares
Combinado a outros estudos que compõe o dimensionamento de um empreendimento da construção civil os estudos geofísicos são indispensáveis à interpretação das características do meio onde será instalado o empreendimento.
Transportando a geofísica para as obras de usinas fotovoltaicas
Diversos métodos de estudo geofísico podem ser utilizados dentro da construção de uma Usina Fotovoltaica, porém o mais solicitado é o levantamento das características do solo no que diz respeito a condutibilidade elétrica do solo, que norteia a compreensão sobre a corrosão e resistividade elétrica.
Corrosão de perfis metálicos, (a ação natural do processo de oxidação)
A resistividade elétrica possibilita entender o potencial corrosivo de um determinado tipo de solo, com isso o dimensionamento para métodos de desaceleração ou mitigação dos efeitos corrosivos à estrutura podem ser mensurados com base em resultados acerca do método da Resistividade Elétrica.
Condutividade
(características resistivas)
A capacidade natural do solo em resistir a passagem de uma corrente elétrica é determinante para o dimensionamento da malha de aterramento elétrico.
A aplicação do método geofísico possibilita dimensionar a densidade da malha de aterramento, uma vez entendido que solos com capacidade resistiva elevada necessitam de mais pontos de aterramento e solos com capacidade resistiva menor tendem a uma malha de aterramento menos densa.
A resistividade elétrica aplicada a construção de UFV’s propõe um melhor direcionamento proporcional à resposta natural do solo, tornando mais assertivo a distribuição de pontos de aterramento bem como a percepção de níveis de proteção ante oxidante para estruturas metálicas tendo como exemplo as estacas/hincas que sustentam o seguimento de Tracker que em sua maioria são fixadas em solo natural.
A resistividade elétrica aplicada a construção de UFV’s propõe um melhor direcionamento proporcional à resposta natural do solo, tornando mais assertivo a distribuição de pontos de aterramento bem como a percepção de níveis de proteção ante oxidante para estruturas metálicas tendo como exemplo as estacas/hincas que sustentam o seguimento de Tracker que em sua maioria são fixadas em solo natural.
Resistivo
=
Menor corrosão
_________________________________
Maior malha de aterramento
Pouco resistivo
=
Maior corrosão
_________________________________
Menor Malha de aterramento.
A PORTAL ENG. SOLAR oferece soluções de investigação em geofísica, prospectando propriedades e contrastes dos corpos subjacentes à superfície.
Possuímos equipamentos modernos e inovação tecnológica em diagnóstico e imageamento, garantindo agilidade e eficiência em estudos geológicos, geotécnicos, ambientais e hidrológicos.
Experiência e Tecnologia
Rapidez e eficiência com uso de tecnologia de ponta e profissionais especializados.
Resultados de excelência
Tenha o melhor custo benefício e o menor prazo de execução na investigação geofísica
Obra limpa e sustentável
Sem resíduos de escavação e nem sobras excessivas de concreto e aço.
Saiba Mais
Como funciona o processo de Investigação Geofísica?
A investigação geofísica é uma técnica utilizada para estudar as propriedades físicas do subsolo de uma determinada área. Essa metodologia envolve o uso de equipamentos e métodos geofísicos para obter informações sobre as camadas e estruturas presentes no solo, sem a necessidade de escavações ou perfurações.
Principais Aplicações
As principais aplicações dos serviços de investigação em geofísica da PORTAL ENG. SOLAR:
- Resistividades em solos e rochas;
- Diagnóstico de resistência do aterramento em sistemas elétricos;
- Prospecção de água subterrânea para locação de poços;
- Investigações em barragens, definição de zonas úmidas e dos materiais a que compõe;
- Observações de infiltrações, drenagem e pluviosidade de solos;
- Identificar infiltrações e contaminações em profundidade de solos e águas subterrâneas;
- Mapeamento e monitoramento da propagação da contaminação, confirmação das reduções das concentrações dos contaminantes;
- Fornecer estimativas de área e volume para as atividades de remoção e remediação de solos contaminados;
- Identificação galerias, túneis e cavernas;
- Informações sobre a pedologia, litologia e suas estratigrafias;
- Mapeamento de falhas, fraturas e contatos de rochas;
- Corpos muito condutores (apresentando baixa resistividade) ou então isolantes (com resistividade elevada);
- Detecção de tambores, tubulações, tanques enterrados e determinação de vazamentos em tanques ou dutos;
- Mapeamento e monitoramento em acumulações de biogás e infiltrações em aterros sanitários;
- Entre outros.
Existem diferentes métodos geofísicos utilizados na investigação do subsolo, sendo os mais comuns a sísmica, a eletrorresistividade, o radar de penetração no solo e a magnetometria. Cada método fornece informações específicas sobre as características geológicas do terreno, permitindo uma compreensão mais precisa da composição e estrutura das camadas subsuperficiais.
A investigação geofísica desempenha um papel fundamental em diversas áreas, como na exploração mineral, na construção civil, no estudo de aquíferos e na análise de riscos geotécnicos. Ao fornecer informações detalhadas sobre as características do subsolo, essa metodologia contribui para a tomada de decisões mais embasadas e auxilia no planejamento e execução de projetos com maior eficiência e segurança.
Quer saber mais sobre Investigação Geofísica?
Para qualquer informação, dúvida ou comentário, envie uma mensagem e entraremos em contato
Entrar em contato
Av. Dep. Esteves Rodrigues, 496 – João Gordo,
Montes Claros/MG, CEP: 39400-616