Tudo sobre tipos de fundações para cada projeto, e soluções de construção de usinas solares fotovoltaicas mais utilizados como: cravação de estacas “bate-estacas”, “micropilote”, “pré-drilling” e tipos mais usados para fixação das estruturas dos trackers!
A fundação é uma das etapas mais importantes para a montagem de um tracker – se não a mais importante – pois é por meio dela que a estabilidade e a integridade de toda a estrutura são garantidas. No Portal Engenharia Solar, esse processo é vital para garantir que cada projeto seja planejado e a executado com precisão a que o seu projeto necessita.
Para determinar as dimensões e o tipo de fundação ideais, é necessário primeiramente sondagens da área, para avaliar as características e o comportamentais do solo, garantindo que ele suporte as cargas e distribuição das cargas da estrutura de maneira correta. Essa avaliação é feita por meio de ensaios geotécnicos, como SPT (Standard Penetration Test) e “POT” (Pull Out Test), além da análise das principais forças atuantes, como peso total de toda estrutura com os módulos, vento e fenômenos da natureza.
Somente após o relatório dos ensaios, nossa equipe de engenheira/geologia, determina o tipo de fundação que pode ser adotado, conforme o resultado dos ensaios realizados:
Cravação Direta: Utilizamos máquinas de cravação direta para instalar estacas metálicas cravando diretamente no solo. A estaca é cravada por meio de golpes consecutivos até alcançar a profundidade projetada, garantindo atritos laterais e de pontos.
Micropilotes: Indicados para terrenos de baixa resistência e presença de rocha, esses elementos oferecem alta capacidade de carga e flexibilidade, sendo executado com a abertura do solo em um diâmetro maior que o diâmetro da estaca e preenchido o espaço anelar com concreto usinado.
(Pre-Drilling) Pré-Perfuração: Quando o solo apresenta alta resistência para a cravação direta, realizamos uma pré-perfuração que facilita a inserção das estacas, garantindo estabilidade mesmo em terrenos mistos.
Cravação com Reforço: Este método híbrido combina a cravação de estacas com um bloco de concreto “sapata”, permitindo adaptações a diferentes tipos de solo.
Essas soluções garantem que a fundação suporte adequadamente a estrutura dos trackers solares, contribuindo para sua durabilidade e desempenho ao longo do tempo.
Venha conversar com nossos especialistas para a definição da fundação do seu projeto!