Estatal chinesa assina memorando de entendimento para a expansão de negócios no estado brasileiro
O Governo do Piauí anunciou, nesta segunda-feira (12), a assinatura de um memorando de entendimentos com a estatal chinesa CGN (China General Nuclear Power Group) – uma das maiores companhias de energia do país.
O acordo prevê investimentos que ultrapassam R$ 3 bilhões para a expansão dos negócios da empresa em projetos de energia renovável no Estado, com foco nas fontes solar, eólica e armazenamento de energia.
A CGN já atua no Piauí desde 2019, com empreendimentos em Ribeira do Piauí (energia solar) e Lagoa do Barro (energia eólica). Agora, a empresa apresentou planos de ampliação dessas operações, com a instalação de novas usinas que totalizam mais de 1,4 GW em capacidade instalada.
Entre os destaques dos novos projetos, está a implantação de um sistema de armazenamento de energia e o desenvolvimento de um projeto piloto de geração termossolar – uma tecnologia que converte energia da radiação solar em eletricidade de forma diferenciada, reforçando o pioneirismo do estado na área de energias limpas.
Rafael Fonteles, governador do Piauí, explica que com o novo investimento, mais de cinco mil empregos devem ser gerados durante a fase de construção das novas unidades. “Eles (CGN) vão ampliar a atuação com projetos importantes e inovadores no estado”, afirmou o gestor pernambucano.
A assinatura do memorando com a CGN integra um pacote mais amplo de acordos a serem firmados durante a missão oficial do governo brasileiro à China.
Fonte: Canal Solar